Brasileiro gosta de festa, não há dúvida e, com certeza, nem sempre é possível marcar presença em todos os eventos.
O RSVP (Répondez s’il vous plaît) ou favor confirmar, que vem estampado no final de muitos convites, passa despercebido pela maioria das pessoas. Só quem faz eventos ou recebe com freqüência em casa sabe como é importante um retorno, uma confirmação. Isso é questão de educação, de respeito. Acontece que nós brasileiros, despojados, achamos que etiqueta é coisa do passado, que tudo bem chegar de última hora, que onde comem 6 comem 20. Mas não é bem assim.
Pior do que não dar retorno é confirmar a presença, dizer sim apenas para agradar ou ser “político”. “Estarei lá”, essa é a resposta de muitos ao ouvir a voz da moça responsável pelo follow-up – aquele último telefonema para checar quem vai. Difícil dizer não? Mas se for o caso, é preciso. Ser sincero faz parte da boa educação, e só contribui para o evento sair redondo.
Também não vale dizer que não vai e depois aparecer com a família toda no casamento. O ideal é, se mudar de ideia, avisar. Quem organiza evento – seja uma pequena festa familiar, um grande casamento ou encontro empresarial, dispensa a maior energia, planeja tudo durante meses, cuida de cada detalhe com o maior carinho. E esse mesmo respeito deve ser devolvido pelos convidados. Não é possível prever um encontro para 120 pessoas e comparecerem apenas 60. E essa é a realidade no Brasil, principalmente quando se trata de eventos empresariais.
Por isso, eu incluí em meus desejos para 2012 que a sinceridade, e etiqueta e a boa educação voltem a ser uma constante nos relacionamentos humanos. Fica melhor para todo mundo. E nada de se sentir culpado por não ir à festa da melhor amiga ou do irmão. Se não foi possível, trate o assunto com franqueza e elegância. Avise que não vai com antecedência e, no dia da festa, envie belas flores. Você se sentirá melhor e seu anfitrião ficará muito grato.